terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estética Pós-Moderna/Contemporânea



  As características presentes na pós-modernidade que a definem esteticamente são a mutliplicidade de estilos, suas misturas e hibridações.

  Para a doutora Rahde, essa multiplicidade se consolidou com o advento das tecnologias de comunicação (como televisão, rádio e internete) que difundiram possibilidades plurais de contemplação e participação dos sujeitos.

  A estética visual pós-moderna cultiva a ambiguidade, a indefinição, a indeterminação, visando a ampliar ao máximo as suas possibilidades conotativas, o que resulta num caminho da liberdade da fundição entre o real e o imaginário, pois procura a participação ativa do espectador num jogo de interpretação.  Manifesta visualidades efêmeras e descartáveis, tolera a imperfeição, a imprecisão, a poluição, valoriza a comunicação e as emoções dos grupos e ironiza estereótipos visuais hegemônicos e banalizados da alta cultura.

  Os valores contemporâneos/pós-modernos refletem essas características estéticas: são os vividos anteriormente sobrepostos, re-lidos, reestruturados, decodificados utilizando-se da maior interação pessoal e subjetiva proposta pela atual lógica que tanto valoriza o sentimento.

   Ao contrário da modernidade - que buscava a linearidade das formas e do pensamento, a ciência, a pureza de uma arte pela arte - a pós-modernidade aceita praticamente todas as manifestações do imaginário humano.

   Esta realidade social de união entre tecnologia, epistemologia e o imaginário faz com que seja necessária uma apurada formação da sensibilidade para a possibilidade de um senso crítico que faça capaz a melhor apreensão deste mundo de diversidades. Por isso e pela inédita acessibilidade a inúmeras informações sensoriais, a estética passa a valorizar a qualidade e não mais a quantidade.

   As representações do sujeito pós-moderno são complexas e estão coadunadas com a sua instabilidade e flexibilidade, pois os artistas, espelhos das transições culturais, apresentam uma forte tendência pelas preferências individuais transitórias.

   A estética pós-moderna concorda com os pensamentos do filósofo Plotino que, já nos anos 270 D.C., defendia que Beleza dependeria da participação de uma ideia, não condicionada por dogmatismos (como simetria, proporcionalidade etc.) defendidos pelos teóricos.


Fonte:
RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Considerações sobre uma estética contemporânea. 2007. 16 f. Pesquisa (Pós-graduação) - Curso de Comunicação, Puc Rs, Porto Alegre, 2007.

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