segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Crítica Estética A Partir Da Ótica Aristotélica E Platônica

  A imagem acima é da coleção Outono 2000 de Hussein Chalayan. O designer, nascido Cipriota Turco e naturalizado Britânico ao se mudar para Inglaterra aos oito anos, começou sua famosa carreira na moda em 1993 quando sua coleção de pós-graduação da faculdade Central Saint Martins, Londres, foi vendida por inteiro e exibida pela luxuosa loja Inglesa Browns. Um designer vanguardista, Chalayan tem criado desde então coleções que sempre trazem o inovador à moda, o levando a diversos prêmios e a nomeação de membro da Ordem do Império Britânico.

  De acordo com o designer, a coleção chamada The Living Room Collection, foi inspirada pela impermanência existente nos tempos de guerra que fazem com que casas sejam invadidas ou abandonadas. Ao fim da apresentação, os móveis que se encontravam na  passarela são vestidos e/ou levados com as modelos como malas, parodiando uma fuga em tempos bélicos.

  Segundo a ótica Aristotélica podemos considerar o visual proposto acima como sendo belo por sua ordem e sua forte e material imponência. Podemos experimentar sensações de leveza, conforto e ingenuidade na parte superior, a blusa assimétrica azul claro de tecido leve. Como a beleza para Aristóteles varia de acordo com seu tempo e lugar, não podemos considerar que em sua época o assimétrico não era considerado belo e assim declarar que a peça é feia dentro desta ótica. Consideremos então que a parte superior seja bela por causar respostas sensorias boas e/ou aceitas atualmente. A saia/mesa de centro traz sensações de peso, desconforto, de toque frio e liso, não sendo em geral sensações positivas para uma roupa, o que então torna o julgamento da saia negativo dentro da visão de Aristóteles.

  Segundo a visão platônica, podemos considerar tanto o look como a roupa em si muito feias por serem muito distantes dos ideais da época. Para Platão os ideais são únicos e imutáveis criando regras definidas para o julgamento da existência da beleza em um objeto. Assim, o belo ainda deveria conter a simetria, os tecidos drapeados e esvoaçantes para as mulheres etc. Se tudo que era considerado belo em sua época era porque se aproximava do ideal e este é imutável, qualquer coisa que for diferente do belo da época deve ser por consequência distante do ideal e assim feio.

Fontes:
 Hussein Chalayan - Fashion Designer Encyclopedia - women, suits, dress, shoes, style, new, body, collection, dresses, designs, world http://www.fashionencyclopedia.com/Bo-Ch/Chalayan-Hussein.html#ixzz12ip6T7vR
http://www.google.co.uk/imgres?imgurl=http://www.cypnet.co.uk/ncyprus/culture/mofa/design/chalayan/husseinchalayan-AP(AlaistairGrant).jpg&imgrefurl=http://textilescraps.blogspot.com/&usg=__o7_43A7S7QtJmw-TEDuikLMvG_o=&h=387&w=274&sz=17&hl=pt-br&start=9&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=OiNDMsZqRAD6eM:&tbnh=123&tbnw=87&prev=/images%3Fq%3Dhussein%2Bchalayan%2Bwooden%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26tbs%3Disch:1

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